segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

10 PASSOS PARA PREPARAR SEU CASAMENTO: 2º PASSO

2º PASSO  LISTA DE CONVIDADOS

Essa é uma tarefa muito complicada: fazer a lista de convidados.

Geralmente surgem algumas perguntinhas na cabeça da noiva: quem devo convidar? “fulano” não é tão meu amigo assim, se eu não convidá-lo ele vai ficar chateado? Gosto tanto da minha amiga, mas não do esposo dela, tenho que convidá-lo? Daqui a pouquinho ajudaremos com essas questões.
A lista de convidados é importante porque somente quando você tiver o número de convidados nas mãos que conseguirá saber quanto que o buffet e salão cobrarão aproximadamente pelo serviço, afinal quanto mais convidados mais são os gastos. Não adianta pesquisar os preços se não souber quantos convidados estarão em sua festa.
Quem colocar na lista?
Comece por familiares e amigos mais próximos, depois coloque na lista amigos distantes que gostaria de convidar. O noivo precisa fazer o mesmo, caso ele passe essa tarefa para você é necessário que sempre mostre a lista pra que o noivo possa ver se está faltando alguém ou se alguém está sobrando.
Agora que já colocou os familiares e amigos na lista chegou a hora de colocar  os “colegas”, não são amigos de frequentar a sua casa e de saber sobre sua vida, mas são pessoas que gostam e torcem  muito por você. Pessoas do seu trabalho, faculdade, igreja, amigos dos pais que te conhecem desde que nasceu, etc. Coloque na lista todos aqueles que você queira compartilhar esse momento especial. Um conselho: nunca convide pessoas que você sabe que não torcem por sua felicidade só para agradá-las, é bom que esteja ao seu redor os que  se sintam felizes com sua felicidade. Não vai faltar quem se alto convite para sua festa, entretanto, não se deixe intimidar, convide somente se achar que deve convidar.
Depois de ver quanto vai ficar o valor do buffet, de acordo com a quantia de convidados estipulada, você começa a cortar aqueles que são mais distantes ou acrescentar. Vai depender se o valor vai ficar acima ou abaixo do orçamento que você tem disponível para pagar a festa. Digamos que de acordo com seu orçamento você pode convidar 200 convidados, porém sua lista tem 300! E agora? Noiva não se desespere, você só pode fazer aquilo que está ao seu alcance, se seu orçamento diz 200 pessoas, então, só podem ficar 200 convidados em sua lista. Corte, como disse anteriormente, aqueles que são menos íntimos. Eles precisam entender! Não é fácil, mas é preciso ser assim, você não pode estourar seu orçamento para agradar a todos.



Converse com seu noivo sobre a divisão dos convites. Por exemplo, no caso de 200 convidados o justo seria que cada um pudesse convidar 100 pessoas, mas de repente um de vocês conhece menos pessoas e o outro mais, então, podem entrar em um acordo. A conversa é primordial no casamento e têm que ser praticada bem antes do grande dia, então, os dois precisam sempre conversar sobre os mínimos detalhes.
Agora vamos as perguntinhas do início do post.

Quem você deve convidar?
O dia do casamento é um dia ímpar, marcante e você e o noivo querem que seja inesquecível. Por isso, o ideal é que estejam presentes no dia pessoas que sejam inesquecíveis para os dois, pessoas que amem vocês de verdade, que sejam amigos, e também tem aqueles que estão até um pouquinho distante por alguma circunstância da vida, mas quando encontra você dá aquele abraço apertado e sincero, que é um amigo de longe ou sincero. Pense em pessoas que você e o noivo gostam e que gostem de você. Aquela pessoa que te abraça com sentimentos falsos pode ficar de fora. O importante é vocês festejarem com aqueles que estão ali porque amam vocês e não por outro motivo.
“Fulano” não é tão seu amigo assim, será que você precisa convidá-lo?
Para essa pergunta ficam as considerações da resposta anterior. Ele não é tão seu amigo, mas o quanto você gosta dele e ele de você? Dependendo da resposta você o convida ou não.
Você gosta muito da sua amiga, mas nem tanto do esposo dela, você tem que convidar os dois?

Isso é pouco difícil e até contraditório com as ideias colocadas até agora em relação ao assunto, mas se você gosta muito da sua amiga é melhor convidar o esposo sim, porque não o convidando estará magoando a amiga e certamente ela não aparecerá no seu casamento, nesse caso convidar o esposo é  uma questão de ética. Mas, a sua amiga é tão importante que a presença dela compensará o sacrifício.

Então, é isso noivinhas! Espero que tenha ajudado um pouquinho na preparação da lista de vocês.
Fiquem ligadinhas no nosso próximo passo.

Beijinhos, fiquem com Deus e até a próxima. Tchau, tchau!





Nenhum comentário:

Postar um comentário